Rã consegue regressar à vida depois de congelada



A Rana sylvatica é uma espécie de rã cujas habilidades conseguem de facto surpreender-nos. Um novo estudo, publicado recentemente no Journal of Experimental Biology, explica como estes animais conseguem ser congelados – e não morrem.
 
Os pequenos anfíbios podem sobreviver durante semanas com dois terços da sua água corporal completamente congelada – até ao ponto de serem essencialmente apenas sólidos. Mas o mais incrível de tudo é o facto de estes animais pararem de respirar e o seu coração parar de bater completamente durante períodos que vão de dias a semanas.
 
Durante o seu período de hibernação no Inverno gelado, os processos físicos destas rãs – desde a actividade metabólica à produção de resíduos – praticamente estagnam. Além disso, estes anfíbios conseguem suportar múltiplos congelamentos e descongelamentos, ao longo de um único Inverno.
O TreeHugger explica que esta espécie tem crioprotetores no sangue que reduzem drasticamente a sua temperatura de congelamento. Isso protege as células do corpo e limita a quantidade de gelo que se pode nele formar. É justamente por ter uma maior concentração destes crioprotectores no sangue que a espécie consegue sobreviver a vários congelamentos numa só estação.

Fonte: http://greensavers.sapo.pt/2013/10/06/ra-consegue-regressar-a-vida-depois-de-congelada/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é Agnóstico?

O que é Fair Play?

O que é Ética e Moral?