Verdade ou Mito? Podemos sentir mesmo quando alguém está nos olhando?


Muitas pessoas ainda acreditam, que essa tal sensação não passa de uma mistificação, ou seja, que ela nada mais é do uma falsa impressão ou pressentimento. Mas na realidade a ciência possui uma resposta para esse sentimento.
A primeira coisa que devemos observar, é que esta sensação ocorre com todas as pessoas, e a sua descrição é sempre a mesma. Como por exemplo, o formigamento no pescoço, o pequeno frio na barriga, o desconforto e claro a enorme sensação de vulnerabilidade. Poderia tudo isso ser apenas uma coincidência?
Bom, o Psychology Today publicou um artigo que facilita a nossa compreensão sobre o assunto. E a explicação é bastante interessante, segundo o artigo isso ocorre devido um sistema em nosso cérebro que tem a capacidade de detectar quando alguém nos observa, mas calma, nós não temos um sentido aranha assim como o super herói.
Mas o nosso magnífico cérebro consegue inconscientemente recolher uma série de pistas e informações sobre o ambiente que estamos, e mesmo que para nossa consciência esses sinais não estejam visíveis, para o nosso subconsciente tudo está muito claro.
O sistema funciona quando algumas células individuas que fazem parte dessa atividade cerebral são acionadas, o mais interessante é que caso um indivíduo não olhe precisamente para nós, mas por exemplo, para um relógio que está acima de nossas cabeças, essas células simplesmente não são ativadas.
Mas e como o cérebro consegue perceber quando o olhar realmente nos pertence? Bem, assim como já falamos anteriormente, o que o nosso corpo faz é correlacionar uma série de “pistas” e informações que estão no ambiente a sua volta, e isso ocorre sem a necessidade da sua percepção. Por exemplo, a posição da cabeça e do resto do corpo de um indivíduo pode facilmente nos dizer para onde ele está olhando etc.
Vale ressaltar que esse nosso extinto, é ainda mais notável que o de certos animais, pois as nossas escleras (parte branca dos olhos) é muito maior que a de outros mamíferos por exemplo, tornando fácil perceber o movimento de nossas íris, e consequentemente para onde olhamos. Porém nos animais onde essa ordem é inversa (íris > esclera) esse percepção do movimento do olho pode ser prejudicada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é Agnóstico?

O que é Fair Play?

O que é Ética e Moral?