O que é Física Médica?



A Física Médica é uma área multidisciplinar que aplica os conceitos e leis da física, juntamente com os avanços tecnológicos, no que diz respeito à prevenção, diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de técnicas para prática médica.

Além do conhecimento em física, a relação dos físicos médicos com os médicos e outros profissionais faz com que seja necessário ter familiaridade com outras ciências das quais podemos citar: engenharia, informática, anatomia, bioquímica, genética, biofísica e fisiologia humana. Muitos físicos médicos trabalham em hospitais em departamentos de diagnóstico por imagem, tratamento de câncer, ou hospitais baseados em pesquisa. Outros trabalham em universidades, para o governo e indústrias.


O que faz o Físico Médico?


Seu trabalho contribui para a eficácia dos procedimentos de imagem radiológica, pela garantia da segurança da radiação e ajuda na aplicação e desenvolvimento otimizado das técnicas de imagem. Além disso, estabelece os critérios para a correta utilização dos agentes físicos empregados na medicina, contribui para o desenvolvimento de técnicas terapêuticas, colabora com os oncologistas para cálculos do plano de tratamento radiológico e monitoração e procedimentos nos equipamentos para garantir que os pacientes recebam a dose de radiação prescrita na localização correta.


As responsabilidades essenciais do Físico Médico especialista são de assegurar e garantir a segurança e aplicação eficaz da radiação para conseguir um diagnóstico ou um resultado terapêutico prescrito para o paciente. O físico médico executa ou supervisiona procedimentos necessários para conseguir estes objetivos. As responsabilidades do físico médico incluem: proteção do paciente e outros profissionais quanto à aplicação e uso da radiação com segurança; estabelecimento de protocolos adequados para assegurar a dosimetria do paciente e outros; a manutenção e caracterização da radiação; a determinação de dose efetiva; procedimentos avançados e necessários para garantir a qualidade da imagem; desenvolvimento e aplicação do programa de garantia de qualidade; e assistência a outros profissionais de saúde na aplicação da radiação pesando-se seu risco e seu benefício.


A prática da física médica significa o uso dos princípios e protocolos físicos para garantir a qualidade, quantidade, e aplicação da radiação durante procedimentos radiológicos. O termo prática inclui: calibração e caracterização de feixes de radiação; garantia de qualidade e gerenciamento dos equipamentos; especificação de equipamentos; testes de aceitação; assegurar a garantia e otimização dos sistemas de imagens e processamento; desenhos de blindagens e análise dos equipamentos emissores de radiação e radiofármacos; determinação da dose absorvida pelos pacientes e outros expostos a radiação; plano de tratamento com radiação, determinando a dose a ser administrada em seus respectivos campos; garantir a dose de radiação exata específica de cada paciente. A prática da física médica pode incluir um trabalho de estabelecimento e supervisão das atividades nas circunstâncias apropriadas.


Garantia de qualidade consiste em atividades projetadas para assegurar qualidade adequada, precisão e exatidão nos usos de radiação e reprodutibilidade dos procedimentos e sistemas usados.
Físico Médico especialista é um indivíduo competente para praticar independentemente uma ou mais áreas da física médica. Organizações internacionais oficiais como a OMS, OPS, IAEA e OIT consideram o especialista em Física Médica de primordial importância para as práticas em medicina (conf. IAEA-SS115/96).




Fonte: Universitário

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é Agnóstico?

O que é Fair Play?

O que é Ética e Moral?