Calendário Astronómico 2017


A agenda astronômica de 2017 está cheia! Então prepare seu equipamento de observação e arranje um bom lugar pra ver os espetáculos que o céu irá proporcionar.


3 a 4 de Janeiro
Chuva de Meteoros Quadrantids

IMAGEM: Ryan Hutton / Unsplash.com
Esta chuva atinge seu pico entre os dias 3 e 4 de Janeiro. Esse período é considerado o mais favorável para a observação, pois o número de objetos que passam pelo céu pode chegar até 40 meteoros por hora.
11 de Fevereiro
Eclipse Lunar Penumbral

IMAGEM: nousnou iwasaki / Unsplash.com
Este eclipse penumbral da Lua será visível da maior parte da América do Sul, Oceano Atlântico, Canadá, Europa, África e Ásia.
26 de Fevereiro
Eclipse Solar Anular

IMAGEM: Kevin Baird / Wikimedia Commons
Este é um raríssimo fenômeno que ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a luz que chega ao nosso planeta.
20 de Março
Equinócio de Março

Esse fenômeno acontece duas vezes ao ano e marca o período no qual os Hemisférios Norte e Sul da Terra são igualmente iluminados pelo Sol, deixando a quantidade de dia e noite quase iguais em todo o planeta. Em 2017, o primeiro Equinócio que marca o início do Outono (no Hemisfério Sul) ocorrerá no dia 20 de março, às 04:30 UTC.
7 de Abril
Júpiter em oposição

O gigante gasoso estará mais próximo da Terra e sua face será totalmente iluminada pelo Sol. Este será o melhor momento para observar e fotografar Júpiter, pois ele estará mais brilhante que qualquer outra estrela do céu noturno.
21 a 22 de Abril
Chuva de Meteoros Lyrids

IMAGEM: Juskteez Vu / Unsplash.com
Quando atinge seu pico, esta chuva produz até 20 meteoros por hora com trilhas brilhantes de poeira que duram vários segundos. Ela ocorrerá entre os dias 21 e 22 de Abril, onde será melhor observada depois da meia-noite.
5 a 6 de Maio
Chuva de Meteoros Eta Aquarids

IMAGEM: chirobocea / Unsplash.com
Esta chuva é um banho de luz! Fique ligado, pois ela ocorrerá entre os dias 5 e 6 de Maio, então fuja das luzes da cidade e não se esqueça de olhar para o leste após a meia-noite.
15 de Julho
Saturno em oposição

IMAGEM: NASA / JPL / Space Science Institute
Neste período, o segundo maior planeta do Sistema Solar vai exibir toda sua beleza e proeminente sistema de anéis. Então não deixe de fotografar Saturno durante o céu noturno.
28 a 29 de Julho
Chuva de Meteoros Delta Aquarids

Esta chuva de meteoros estará na constelação de Aquário e será melhor observada durante o amanhecer. A lua crescente do período pode atrapalhar sua visualização, portanto, fuja das luzes da cidade e mire sua visão para o leste.
7 de Agosto
Eclipse Lunar Parcial

IMAGEM: Unsplash.com
Este eclipse Lunar será visível em quase toda a África Oriental, Ásia Central, no Oceano Índico e Austrália.
21 de Agosto
Eclipse total do Sol

Este é um fenômeno muito raro e belo de ser ver! Por apenas alguns minutos, o eclipse total do Sol poderá ser visto apenas por quem vive em território Norte Americano. Então não esqueça de marcar o evento na sua agenda, pois o próximo só acontecerá em 2045.
5 de Setembro
Netuno em oposição

IMAGEM: Voyager / NASA
O gigante azul é o último planeta do Sistema Solar, mas neste período estará um pouco mais próximo da Terra. Para observá-lo, tente usar algum equipamento de ampliação, pois Netuno será apenas um pequeno ponto azul no céu noturno.
22 de Setembro
Equinócio de Setembro

IMAGEM: kazuend / Unsplash
O segundo Equinócio do ano ocorrerá no dia 22 de setembro, às 20:02 UTC. Ele marca o início do outono no Hemisfério Norte e o início da primavera no Hemisfério Sul.
19 de Outubro
Urano em oposição

Mesmo sendo o período de maior aproximação da Terra, o penúltimo planeta do Sistema Solar vai aparecer apenas como um pequeno ponto esverdeado no céu, mesmo se observado por um telescópio.
21 a 22 de Outubro
Chuva de Meteoros Orionids

IMAGEM: Austin Schmid / Unsplash.com
Esta chuva produz cerca de 20 meteoros por hora em seu pico, que será alcançado entre os dias 21 e 22 de outubro.
17 a 18 de Novembro
Chuva de Meteoros Leónidas

Esta é uma ótima chuva para se observar! Seu pico será entre os dias 17 e 18 de novembro e poderão passar pelo céu até 40 meteoros por hora.
13 a 14 de Dezembro
Chuva de Meteoros Geminids

IMAGEM: Meg Nielson / Unsplash.com
Muitos entusiastas consideram esta a melhor chuva de meteoros de todas! Seu pico será entre os dias 13 e 14 de dezembro, pelo céu podem passar até 60 objetos cadentes por hora.

Fonte: History

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é Agnóstico?

O que é Fair Play?

O que é Ética e Moral?